Picanto (Morning) reprovado com 0 estrelas - Latin NCAP
Picanto (Morning) reprovado com 0 estrelas - Latin NCAP
O primeiro resultado de 2020 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, foi divulgado, sob o novo protocolo de avaliação, com um resultado decepcionante de zero estrela para o novo Kia Picanto (Morning). O Kia Picanto, produzido na Coreia do Sul, com airbag apenas para o motorista como equipamento padrão, ganha zero estrela: 0% para Ocupante Adulto, 29% para Ocupante Infantil, 51% para Proteção de Pedestres e 7% em Assistência à Segurança. Nem o Sistema Antibloqueio de Freios (ABS) nem o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) são padrão. Os airbags laterais para a cabeça não estão disponíveis nem como equipamento opcional. O possível equipamento de airbag frontal duplo não melhoraria a classificação do modelo, já que a proteção do ocupante adulto continuará a pontuar abaixo da porcentagem mínima para atingir até mesmo uma estrela.
O modelo foi avaliado quanto ao impacto frontal, impacto lateral, chicote cervical (whiplash) e proteção para pedestres. No impacto frontal, o tórax do motorista e do passageiro obteve um resultado de proteção ruim (cor vermelha), devido às cargas elevadas e instabilidade estrutural. No impacto lateral, o tórax apresentou proteção insuficiente, o que levou a que a pontuação desse teste fosse zero. O teste de chicote cervical (whiplash) também mostrou proteção cervical deficiente. O impacto lateral de poste não foi executado porque o veículo não tem proteção lateral padrão para a cabeça. O Picanto não está em conformidade com os Regulamentos da ONU sobre Proteção de Pedestres.
O modelo foi avaliado quanto ao impacto frontal, impacto lateral, chicote cervical (whiplash) e proteção para pedestres. No impacto frontal, o tórax do motorista e do passageiro obteve um resultado de proteção ruim (cor vermelha), devido às cargas elevadas e instabilidade estrutural. No impacto lateral, o tórax apresentou proteção insuficiente, o que levou a que a pontuação desse teste fosse zero. O teste de chicote cervical (whiplash) também mostrou proteção cervical deficiente. O impacto lateral de poste não foi executado porque o veículo não tem proteção lateral padrão para a cabeça. O Picanto não está em conformidade com os Regulamentos da ONU sobre Proteção de Pedestres.